(21) 3689-0271

Reparo a Quente nos Coletores de Gases de Combustão Através da Projeção da Massa Refratária com Vídeo Monitoramento.

REPARO A QUENTE NOS COLETORES DE GASES DE COMBUSTÃO ATRAVÉS DA PROJEÇÃO DA MASSA REFRATARIA COM VÍDEO MONITORAMENTO.

Giovani Rodrigues da Fonseca - Thyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Pós graduação em Engenharia de Manutenção - ENGEMAN/POLI/UFRJ, Engenheiro Mecânico, Técnico Esp. Refratário.

Neussias Inocêncio Henrique - Thyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Engenharia Química, Engenheiro de Processo Junior.

Robson Jacinto CoelhoThyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Engenharia Metalúrgica, Mestre em Engenharia de Materiais, Engenheiro Especialista em Redução

Charles HumbertoThyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Tecnólogo em Mecânica, Coordenador Pres. Bateria Coqueria.

Raphael Miranda

Thyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Engenharia Química, Analista de Operações Pleno,

Sandro AzevedoThyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Técnico Eletromecânico, Técnico Espec. Refratário

Brian WilliamsThyssenkrupp CSA, RJ, Brasil. Engenheiro Civil, Especialista Sênior.

Carlos de Souza Almeida, D.Sc.Gestalent Consultoria e Treinamento Ltda, Coordenador Executivo do ENGEMAN - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro Civil, Diretor Técnico.

RESUMO:

Este artigo pretende abordar o processo de coqueificação em uma Coqueria do tipo Heat Recovery, o estudo é baseado na queima da matéria volátil presente no carvão, principal combustível para aquecimento dos fornos. Em alguns processos, em função de algumas interferências na coqueificação, não ocorre a queima completa dos gases no forno e com isso a combustão terciária ocorre nos coletores de gases. Desta forma, com a queima dos gases nos coletores, temos o aumento de temperatura no interior do duto e como a estrutura refratária não foi projetada para suportar esse limite máximo de temperatura, acontece a contração e, posteriormente, o colapso do refratário causando perdas em todo o processo. A proposta deste artigo será apresentar os principais benefícios após a aplicação dessa técnica, sendo elas, a redução no tempo de reparo, o aumento do rendimento de aplicação da massa refratária e o prolongamento na vida útil desse equipamento.

Palavras Chave: Coqueria, Combustão, Refratário, Controle por PID, Reparo a Quente.

Clique aqui para ler o artigo

Copyright ® - Gestalent 2017 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top