(21) 3689-0271

O que você precisa fazer nesse cenário competitivo para manter-se na excelência profissional

Para que o sucesso seja atingido em sua plenitude em suas atividades, é preciso fazer as coisas com amor, com o dom de que compartilhar é importante, transformando o seu dia em uma história prazeirosa, repleta de grandes momentos de construção.

As atividades precisam ser vivenciadas por todos os envolvidos como algo com de muita clareza em termos de oportunidades de crescimento em todas as áreas, assim, as ações precisam ser necessariamente, predefinidas, acordadas entre as partes.

Você deverá sempre avaliar o que realmente agregara valor a sua organização e a sua pessoa, pois é a pessoa, o individuo que realiza parcerias, que constrói o coletivo, esse poderá ser o seu novo conceito de vida, certamente elevará as suas atividades a Classe de Excelência, ao patamar de indicadores Universais, de Classe Mundial.

Para tal, você precisará construir a sua base científica atrelada a base prática, ou seja, aplicar a teoria na prática e vice versa. Assim, Qual seria o motivo de continuar buscando resultados diferentes, se todos os dias você e sua equipe praticam as mesmas ações?

Diferenciar a tarefa da atividade pode ser a grande sacada para uma nova trajetória, pois é no campo da atividade que emergem as variabilidades, os modos operatórios, as regulações dos colaboradores e demais participantes associados ao projeto.

É importante, desde o início, não gerar lacunas de conhecimento ou mesmo, pular as etapas do processo que se inicia ou se transforma, sendo esse individual ou coletivo. Por exemplo, não busque resultados mágicos ou de curta duração, os métodos podem vir a provocar muitas falhas quando de sua implementação, por exemplo, vamos pensar na Metodologia do TPM, essa metodologia deverá ser aplicada em um cronograma de no mínimo 60 meses, seriam 12 passos a serem seguidos, desde o seu início. 

Cabe ressaltar que muitas vezes encontramos empresas que pulam etapas ou só aplicam uma parte da metodologia, o que gerará no futuro o fracasso de sua implementação, pois uma etapa de depende da outra, tudo se encaixa e caso existam lacunas, os resultados poderão permanecer comprometidos até que seja resolvida determinadas pendências. Nesse caso, a empresa e sua equipe deverá trabalhar muito forte, com foco e determinação na busca deste patamar de excelência.

Destaco que não existem mágicas ou super estratégias, para que antecipando ou pulando fases, os resultados finais se demonstrem favoráveis. Na grande maioria das vezes, os fracassos ocorrem em função dos interesses individuais e da idéia de marketing individual, esses falam mais alto que os interesses coletivos e da organização. 

Assim, cuidado com a vaidade e os demais pecados capitais, a famosa mosca AZUL, pois é preciso olhar-se no espelho, contudo, jamais perca o foco e se transforme em um Narcisista ou grande destruidor de métodos e carreiras.

Um ponto importante é ter as metas individuais, coletivas e da organização tratadas através de um planejamento estratégico, sempre que possível, reviste essas metas, devendo inclusive se necessário for, reescrever uma ou todas elas, o mercado e as coisas mudam, assim o nosso método precisa ser visitado e adaptado a cada dia a nova realidade que emerge no cenário e no mercado nacional e internacional.

Avalie a necessidade de compartilhar com profissionais externos essa caminhada de transformação, realize visita em outras organizações que já possuem ou que estão em processo de implementação da ferramenta que você deseja, jamais se permita perder o foco do que foi preconizado no início e que consta no planejamento estratégico, sem que realmente a mudança ocorra em função de uma necessidade entendida como relevante e de extrema importância.

Existem desvios que necessariamente precisam ser evitados, pois o objetivo deverá ser sempre os projetos da empresa, do coletivo e os seus.  Tudo contribuirá para que os seus sonhos se transformem em realidade. 

O crescimento de todos deverá ser a tônica, as ações internas devem ser privilegiadas, para isso, usem os indicadores para acompanhar o novo caminho que vocês pretendem adotar como meta coletiva.

Cuidado, não abram muitas frentes ao mesmo tempo, pois isso poderá resultar em fracasso no objetivo principal, muitas frentes e a mesma equipe para executar significa sobrecarregar as pessoas, dividir energias em fases que possam se demonstrar desnecessárias, façam constantes avaliações e discussões, promova feedbacks para a sua equipe e para você mesmo.

Reduza sempre a distância, elimine a dispersão, busque o foco de todos, busque a boa energia sempre, seja apaixonado pelo que você faz e o sucesso será inevitável.

Carlos Almeida, D.Sc.

Diretor da GESTALENT Consultoria e Treinamento ltda.

Professor e Coordenador do ENGEMAN/POLI/UFRJ.

 

Referência Bibliográfica:

Almeida, Carlos S, Apostilas do Módulo IV - ENGEMAN - Logística e Ergonomia Aplicadas a Manutenção - Aula de 2018.

Almeida, Carlos S. - Gestão da Manutenção Predial, Editora GESTALENT 2001, 4a. Edição do autor.

Almeida, Carlos S. et al - Aplicações Práticas da Ferramenta Terceirização no Ambiente da Manutenção, Editora GESTALENT 2017, 1a. Edição do autor.

Almeida, Carlos S. et al - Caminhos Estratégicos para o Sucesso na Manutenção, Editora GESTALENT 2017, 1a. Edição do autor.

 

Copyright ® - Gestalent 2018 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top