(21) 3689-0271

A Eficiência Energética e a Confiabilidade

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E A CONFIABILIDADE

Leandro Olício da SilvaOdebrecht Ambiental - Unidade Santa Cruz - RJ - Pós Graduação em Engenharia de Manutenção - ENGEMAN - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Engenheiro Eletricista

Carlos de Souza AlmeidaGestalent Consultoria e Treinamento Ltda, Coordenador Executivo do ENGEMAN - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro de Manutenção, Diretor Técnico.

Fabio Climaco AraujoOdebrecht Ambiental - Unidade Santa Cruz - RJ - Engenheiro Mecânico - Supervisor de Manutenção.

Marco Aurélio VazOdebrecht Ambiental - Unidade Santa Cruz - RJ - Engenheiro de Automação e Controle/Administrador - Gerente de Operação e Manutenção & Engenharia.

RESUMO:

Este artigo adotou como principal premissa, a garantia da eficiência energética, a redução dos custos de energia elétrica e o aumento da segurança operacional em toda planta industrial, mantendo o conforto das pessoas, a qualidade e continuidade dos processos. O desenvolvimento deste projeto nos permitiu a utilização racional e inteligente da energia, reduzindo os custos operacionais, como será apontado em nossa premissa inicial, tornando o consumo mais eficiente e as nossas hipóteses verdadeiramente sustentáveis. Esses resultados foram alcançados a partir de análises empíricas e de KPI’s, essas estratégias de otimização energética e confiabilidade criadas pela equipe de Manutenção & Engenharia, visavam alcançar um maior controle no gerenciamento de energia e confiabilidade da planta. Após essas implantações conseguiu-se obter um ganho em eficiência energética de aproximadamente 10% e, ao mesmo tempo, aumentar a confiabilidade da planta em 15%.

Palavras chave: Gestão, Indicadores chaves, Eficiência energética, confiabilidade, custo e Foco.

Clique aqui para ler o artigo

Copyright ® - Gestalent 2017 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top