(21) 3689-0271

Aplicação dos conceitos de logística na manutenção

Aplicação dos conceitos de logística, visando à otimização das atividades de manutenção.

Hyrllann Almeida de Souza 1

Carlos de Souza Almeida, D.Sc. 2

RESUMO

A Logística vem sendo, ao longo do tempo, uma excelente ferramenta para a otimização das atividades de manutenção, sendo responsável pelo controle de todos os recursos, sendo eles materiais ou humanos. Este artigo pretende apresentar as ações realizadas em atividade real, visando à busca por melhores resultados empresariais e de manutenção. Por sua vez, tratará de apresentar o caos e a solução proposta a partir de uma análise de campo, em que em função da troca seguida da implantação de um sistema ERP, que infelizmente, não foi feliz em sua execução, provocou atrasos nos pagamentos de fornecedores, ocasionando grande dificuldade de gerar e manter os contratos com clientes, por falta de materiais diversos e insumos básicos. A primeira ação foi a realização de um novo inventário e cadastramento dos ativos, buscando-se trabalhar naqueles mais relevantes, para, em seguida, cadastrar esses ativos em um software. Para surpresa da equipe técnica, foram encontrados muitos ativos sem qualquer registro anterior, inclusive equipamentos e instrumentos de alto valor monetário na residência de alguns colaboradores. A justificativa era que esses não cabiam no pequeno almoxarifado dos referidos contratos. Após rigorosa análise, a equipe responsável pelo levantamento e cadastramento entendeu que seria mais vantajoso para a empresa, retornar com esses itens para a sua base e montar um container para uma rápida mobilização quando necessária fosse, em que seria possível manter algumas malas de ferramentas de soldador, caldeireiro, mecânico, eletricista e pintor, dois computadores, alguns rádios, EPI’s etc., pois todos esses itens estavam em grande quantidade e se deteriorando. De tal forma que, quando a organização participasse de uma licitação e fosse a vencedora, bastaria enviar esse container reserva e iniciar as atividades imediatamente, com uma mobilização de, no máximo, 03 três (dias). Essa simples ação de logística gera um grande ganho financeiro e operacional, pois a equipe de suprimentos, ao invés de ter que colocar todos os itens no novo contrato, em no máximo 30 dias, teria, agora, todo o tempo de vigência do contrato para repor os itens consumidos e até montar um novo container, podendo comprar com tempo e com melhor preço, por meio de negociações com os fornecedores. Ressaltando, ainda, que a organização ficaria livre de possíveis multas por atraso na mobilização e/ou execução dos serviços.

Palavras chave: Logística, Inventário, sistema ERP, gerenciamento de ativos.

Aplicação dos Conceitos de Logística - Hyrllann

Copyright ® - Gestalent 2018 - Todos os Direitos Reservados
Scroll to Top