O objetivo principal deste curso é promover o entendimento das diversas fases que devem ser desenvolvidas, até que a equipe e a organização tenham atingido a maturidade para licitar e promover os Contratos por Performance.
Para que essa metodologia se torne uma realidade nas empresas participantes, pretendemos apresentar e discutir o trabalho, assim como, as abordagens sobre os conceitos de manutenção, seu histórico, contexto executivo, até que se entenda a gestão de contratos na empresa, demonstrando através de exemplos, quais sejam, documentos, textos, entre outros, como abordar este tema, visando a obtenção de bons resultados na Gestão de Contratos.
Estabelecemos como principais pontos do programa do curso de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Contratos em Manutenção Predial e Industrial, os tópicos à seguir:
- Introdução e conceitos básicos de manutenção;
- Custos, indicadores, métodos para transformação da manutenção, os indicadores OEE (Efetividade Operacional);
- A gestão estratégica na manutenção;
- A necessidade de formação profissional da equipe;
- O tratamento de não conformidades, os determinantes da atividade;
- Os custos da terceirização, as normas básicas dos contratos, os tipos de licitação e contratação;
- As cláusulas contratuais, a alteração dos contratos, o aditivo;
- A implantação da terceirização na manutenção, o que terceirizar? como terceirizar? as vantagens e desvantagens da terceirização;
- As ações para terceirizar, as restrições, alternativas e soluções na terceirização.
- Exemplos de Editais de Licitação e Especificações técnicas - Estudo de Caso.
16 h
Professor Responsável: Carlos de Souza Almeida, D.Sc.
É Graduado em Engenharia Civil (1984), Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Pósgraduado nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Manutenção e Engenharia da Qualidade (EE/POLI/UFRJ).
Atualmente, é Diretor Técnico da GESTALENT Consultoria e Treinamento Ltda.
Engenheiro Civil Especialista da COPPE/UFRJ e Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Manutenção da EE/POLI/UFRJ.
Ex-coordenador dos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Produção na UNIGRANRIO.
É Autor do Primeiro Livro sobre Gestão da Manutenção Predial que está em sua 4ª Edição.
Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Técnicos, profissionais ligados direta ou indiretamente com a área de Manutenção Predial e Industrial, Facilities, Infra-estrutura e Hotelaria.
Prof. Carlos de S. Almeida, D.Sc