INSPEÇÃO DE VAZAMENTOS EM REDE DE AR COMPRIMIDO UTILIZANDO ULTRASSOM: ESTUDO DE CASO E ANÁLISE CRÍTICA
Cleiton Moya de Almeida- Laboratórios Roche - Pós graduação em Engenharia de Manutenção - ENGEMAN - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Engenheiro de Controle e Automação.
Carlos de Souza Almeida - Gestalent Consultoria e Treinamento Ltda, Coordenador Executivo do ENGEMAN - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro de Manutenção, Diretor Técnico.
RESUMO
Na abordagem contemporânea da manutenção, vazamentos em redes de ar comprimido podem gerar custos significativos e problemas de desempenho em sistemas pneumáticos, o entendimento destes fatores são fundamentais para a elaboração da estratégia de manutenção dos ativos. Neste contexto, o objetivo deste artigo será apresentar uma visão geral do estado da arte de inspeção de vazamentos em redes de ar comprimido utilizando ultrassom, bem como verificar sua aplicabilidade e viabilidade no contexto da manutenção. Assim, pretende-se apresentar um estudo de caso, com a aplicação da técnica em uma planta industrial farmacêutica, permitindo verificar na prática as vantagens e limitações desta ferramenta, da mesma forma e não menos importante, apresentar uma estimativa de custos dos vazamentos identificados e a análise crítica dos resultados finais.
Palavra chave: ar comprimido, preditiva, custos, desempenho, pneumático.