Nas organizações que produzem atividades offshore as preocupações são bem diferentes das indústrias comuns. Por esse motivo, é fundamental aplicar uma estratégia de gestão de custos que seja específica para esse segmento, que entenda suas particularidades e desafios.
Desta forma, uma boa estratégia de gestão de custos para offshore deve considerar os principais fatores que geram despesas para essas empresas, tais como, a logística, os embarques, materiais, serviços e suprimentos, alimentação, hotelaria, passagens e demais despesas com o deslocamento aéreos, navais, nas cidades, entre tantos outros.
Emerge aqui uma questão de grande relevância, qual seja:
No que se refere a manutenção da frota e seus equipamentos, no passado muitas organizações esperavam a parada nas Docas, ou a falha, para realizar a manutenção corretiva, na grande maioria das vezes, sem qualquer tipo de planejamento, elevando os custos operacionais da parada em no mínimo 3 vezes. Isso sem contar as multas, a imagem da empresa, entre tantas outras mazelas já evidenciadas nos noticiários e nos documentos científicos que tratam deste tema.
A idéia sempre foi a de parar pelo menor intervalo de tempo possível e realizar o máximo possível de atividades quando da docagem ou da ocorrência de uma falha.
Aqui poderemos encontrar a quebra de paradigmas que poderá ser o grande "X" desta matemática financeira.
Para o consultor Vinicius Vieira, especialista no setor offshore, engenheiro de manutenção, as contas seriam mais favoráveis as organizações se estas buscassem trabalhar com orçamentos e planejamentos que contemplasse um programa completo de atividades, ou seja, existem diversas formas para executar as manutenções com total controle orçamentário, qual seja:
Entendemos, assim, que as embarcações e seus equipamentos devem ser manutenidos no tempo certo, com as corretas ferramentas, atendendo ao programa de Planejamento, Programação, Controle e Gestão da Manutenção - PPCGM, na forma como é preconizado nas mais diversas normas que apoiam a atividade deste setor e as atividades de manutenção.
A calibração dos equipamentos e instrumentos, a sequência das rotas de lubrificação e inspeção, geram uma melhor efetividade em termos de confiabilidade e disponibilidade.
A organização que implantar tais conceitos em suas frotas, acabará descobrindo o quanto incrível essa metodologia poderá gerar valor a sua Gestão de Ativos, os mais favorecidos, serão os acionistas, pois nesta ação, a organização produzirá uma atividade que "fará mais com menos".
Esse trabalho apesar de inicialmente demonstrar ser árduo, ao longo do tempo, e sempre ajustando o planejamento e a programação (rodando o PDCA em todas as suas fases), acabará demonstrando que de acordo com os relatórios gerenciais, vislumbra-se ao traduzir os novos números, sejam eles mensais, bimensais, trimestrais, semestrais e/ou anuais, o estado da embarcação e de seus ativos físicos, ganhou em Vida Útil, em taxa de retorno de investimento, assim como, levará a organização offshore a realizar ações para elevar o seu grau de maturidade, atingindo novos valores no mercado, sendo agora uma empresa que pratia a manutenção classe mundial, gerando novos e grandes contratos.
A equipe da Gestalent poderá contribuir com este aporte em sua empresa, pois possui uma metodologia que faz emergir os pontos críticos que deverão ser tratados, com o objetivo de levar a manutenção para o patamar de excelência.
No programa da Gestalent adotamos itens de verificação para toda a organização, desde sua infraestrutura até chegarmos nos ativos físicos das embarcações, seguindo pela a avaliação da documentação, a elaboração de registros que facilitem as ações futuras, em termos de tecnologia, organização e pessoas.
Da mesma forma, as nossas atividades de consultoria são construtivistas, ou seja, a equipe da organização contratante participa de diversos workshop's de capacitação e desenvolvimento técnico, gerando a operacionalização das ações de melhoria, é o processo que trabalha os principais pontos gerados nas entrevistas iniciais, no resultado do RADAR da Manutenção, assim como, o que é detectado no processo de análise de falhas, avaliação do PPCGM e das mais diversas evidências de não conformidades.
Conversem com a equipe de consultores da Gestalent e transformem as rotinas operacionais de manutenção e seus resultados em curto, médio e longo prazo.
@Carlos Almeida