A experiência da equipe da Gestalent, adquiridas ao longo dos seus 23 anos de plenas atividades técnicas em consultorias de engenharia, demonstram que muitas vezes, os métodos utilizados nos processos produtivos nas organizações são desempenhados de forma inadequada e onerosa.
Por sua vez, observam-se com frequência a realização de movimentos desnecessários, transporte e fadiga excessiva da equipe, o que resulta em desperdícios significativos de mão de obra e recursos para a organização em suas atividades, agregando tempo improdutivo, falhas e defeitos na produção, este cenário é totalmente desnecessário e ainda reduz a sua capacidade em relação a produção instalada, em alguns casos, isto ocorre de forma recorrente.
Conhecedora deste contexto, a Gestalent aplica uma metodologia que visa definir a eficiência produtiva dos processos nas organizações. Para tal, busca obter informações reais sobre os processos, podendo ainda, propor modificações, por exemplo, uma nova forma de tratar a produtividade, modificando os valores históricos ou estimados de tempo de processo.
Outrossim, os estudos de tempos e métodos que podem ser aplicados, fornecem os meios para obtenção de dados reais, e somente assim, poderá ser obtido indicadores confiáveis, gerando as melhorias necessárias para aumentar o volume de vendas, ou possibilitar os investimentos em máquinas, ou facilitar a avaliação da necessidade de contratação de mão de obra e, por fim, uma nova formação de custos poderá ser entregue a organização principal.
Acreditamos que a justificativa para realizar as atividades de consultoria nesta área, por especialistas em engenharia de processos, se fundamenta ainda no fato de que a correta determinação dos tempos de produção refletirá diretamente sobre o custo do produto e nas margens praticadas, o que vem se tornado uma das principais ferramentas competitivas das empresas no mercado atual, ou seja, se os tempos de produção não forem analisados e quantificados adequadamente, levando em consideração os fatores humanos inerentes ao processo, que por sua vez, afetam diretamente a eficiência da gestão e consequentemente o futuro e a competitividade da organização, podendo estes estarem totalmente comprometidos.
Na realidade, por meio da cronoanálise é possível definir o fluxo produtivo mais adequado para cada organização e para cada site, respeitando o contexto e a cultura a qual estará inserido, de forma a otimizar o tempo útil disponível de seu dia de trabalho, reduzindo o deslocamento interno das materiais primas, entre outros.
Os principais aspectos encontrados nas atividades de consultoria da Gestalent, que levam as organizações a implementar as técnicas de cronoanálise e da análise ergonômica do trabalho, são os seguintes: Buscar a melhor formação de custos operacionais; evidenciar oportunidades de melhoria nos processos, tecnologia e pessoas, aumentar a capacidade produtiva, reavaliar o programa da produção, avaliar e implementar indicadores, padronizar o método, avaliar o mecanismo de cálculo da data de entrega e o caminho crítico da produção de determinados produtos.
A grande preocupação está relacionada aos custos de produção, visando atingir venda competitiva no mercado. Seguido da oportunidade de identificar possíveis melhorias no processo. Ou seja, além de reduzir o desperdício, ainda se consegue, após o estudo realizar o aumento da produtividade. produção e, assim, agilizar o trabalho interno diminuindo o custo operacional do produto final.
“Produzir mais com menos, além de melhorar a qualidade e eliminar possíveis desperdícios”.
A equipe da Gestalent aplica em suas atividades de consultoria técnica, diversas ferramentas da engenharia de produção, sendo as principais: o planejamento estratégico, o ciclo PDCA, a análise SWOT, avaliação dos Indicadores-chave de desempenho, 5W2H, orçamento base zero, os 4Ps da gestão da inovação, PMBOK, análise ergonômica do trabalho - AET, estudos de movimentos e tempos, diagrama espaguete e de operações, matriz SIRPORC, MAMP, matriz de criticidade e GUT, avaliação da eficiência energética (elétrica e vapor), entre outras que se fizerem necessárias ao trabalho contratado.
Após a escolha dos métodos e sua aplicação, espera-se os seguintes resultados: Desenvolver método de trabalho mais adequado as necessidades organizacionais; Reduzir os custos operacionais (mão de obra, materiais e serviços); Padronizar o método; Determinar os recursos necessários: pessoal treinado e qualificado, ritmo de produção, os custos envolvidos. Orientar os próximos passos, treinar a equipe para o novo método, alinhar os objetivos organizacionais…